O talentoso norte americano Jimmy Needham mostrou seu pop cativante e criativo para o mundo em 2008, com o disco "Not Without Love". Com fortes influencias do jazz, blues e rock, o trabalho ganhou as rádios americanas com a ótima canção "A Breath Or Two", além de excelentes avaliações da crítica. O álbum foi um importante salto na carreira de Needham, pois foi através dele que o artista conseguiu seu espaço no cenário musical, com uma sonoridade descontraída e inventiva.
Nascido em 1985, o americano do estado do Colorado Jimmy Needham lançou seu primeiro trabalho de forma extremamente independente em 2005 com o título de "For Freedom". No ano seguinte, em 2006 o disco foi retrabalhado para ser lançado desta vez pela gravadora Inpop Records e com o nome de "Speak". O disco é bem simples, sem grandes arranjos e nem arriscadas criativas. Mesmo sem algo muito interessante, algumas faixas tiveram uma boa receptividade nas rádios, como "Lost and Sea" e "Dearly Loved" que foram bem tocadas. Em virtude da boa frequência do disco nas radios, a Inpop decidiu manter o cantor no casting, apostando tudo no próximo disco, com uma produção mais profissional e melhor elaborada do que a do "Speak". Jimmy realmente justificava a esperança da gravadora, visto que era um artista com belas composições, um exímio violonista e um timbre de voz especial. Só precisava de uma produção competente. E tudo isso estava programado para o "Not Without Love".
Em agosto de 2008, Jimmy Needham lançou o excelente trabalho intitulado "Not Without Love", com a bela produção de Will Hunt. As letras abordadas também foram o ponto forte da obra, recebendo críticas como "o jogo de palavras inteligentes de Needham". Os temas variam basicamente entre fé e amor. A musicalidade é outro forte aspecto do disco. Uma fusão de gêneros tradicionais conotam-se em uma sonoridade cativante, e de rápida simpatia aos ouvidos. Jazz, blues e rock se misturam e resultam em um pop criativo e bem feito. O cantor é compositor de todas as faixas, e ainda assina duas parcerias.
"Come Around" abre o disco fazendo o flerte pop/jazz. Os arranjos de guitarra e teclados nessa faixa chamam a atenção pela beleza e sincronia. Muito bem trabalhada na alternação de intensidade e silencio. Uma das grandes canções da obra."A Breath Or Two" foi o primeiro single do disco, sendo muito bem tocada nas rádios americanas. Destaque para o ótimo violão de Jimmy e os ótimos arranjos de guitarra, seguidos da boa marcação da bateria. A estrutura harmônica da canção também é bem construída.
"Hurricane" já mais calma. Feita em parceria com o respeitado compositor e produtor Jason Ingram, tem uma melodia cativante e um refrão marcante, a faixa representa os bons momentos de balada do trabalho.
"Firefly" é maravilhosa. Com arranjos de acordeon, a forte marcação de piano e um belo violão como base, a faixa mostra bem a ousadia do disco. A música foi feita para a esposa de Jimmy.
"Forgiven And Loved" foi a segunda single do trabalho, sendo bem tocada mais em 2009. Ênfase para os arranjos sinfônicos da faixa.
"Before & After" é outro bom momento do disco. Com efeitos de bateria eletrônica e boas linhas de guitarra, também foi composta com Jason Ingram.
"Tossed By The Wind" é a mais criativa do disco. Sua harmônia é bem imprevisível, e seu ritmo é bem quebrado. Bastante acordes de tensão dão ares de blues e pop num mesmo som.
"Unfailling Love (Kelly's Song)" segue o flerte pop/blues da faixa anterior. Needham cantou essa canção no seu casamento para sua esposa. É um dos ótimos momentos românticos do álbum.
"Rend" é outra balada. Mais arranjada no piano, soou previsível demais.
"The Author" é a faixa mais pop do disco. Bela base de violão e mais uma vez as guitarras enfeitam com muita perfeição a canção. É a segunda parceria do disco, feita com Scott Davis.
"The Great Love Story" fecha o disco com um som que muito foge da linha do "Not Without Love". O piano com arregimentação clássica dão a impressão de que se iniciou um outro disco. Embora a canção não seja ruim, marca o único momento ruim da obra.
Muitos discos de qualidade formidável ainda precisam ser descobertos. Vir à tona ao público carente de boas melodias. E com certeza, o "Not Without Love" é um deles, pois mostra um pop sem a aparência imatura, juvenil e vazia. O estilo é muito bem representado por esta obra prima de Jimmy Needham, e que me dá convicção para seguramente afirmar que é um dos melhores discos pop dos últimos anos.
Nunca ouviu Jimmy Needham? Então não perca tempo!
Ouça agora mesmo o disco na íntegra. Faça o download gratuito, clicando no link abaixo:
http://www.4shared.com/rar/3Ykd2NO7/jimmy_needham_-_not_without_lo.html
15:54
Unknown


Postado Em:
1 comentários:
A excelência é o melhor adjetivo para se expressar o album e o cantor também. Suas músicas são contagiantes e prazerosas de se ouvir. Parabéns pela avaliação muito bem feita do álbum, muito bom gosto e muito propriedade ao avalia-lo
Postar um comentário